Notícia

01 de Junho de 2018

10 anos do Programa Aprendiz Cooperativo

Na manhã de 26 de maio, aconteceu um evento que marcou os 10 anos do Programa Aprendiz Cooperativo, iniciado no ano de 2008. Entre as atividades estavam reunião com os novos alunos, homenagens e formatura de duas turmas do curso de Auxiliar Administrativo, organizado pela Cotripal em parceria com o Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e a Cooperconcórdia – cooperativa de educadores responsável pelo ensino teórico.

Estiveram presentes o presidente da Cotripal, Germano Döwich, Marco André Regis, gerente de Comunicação e Marketing e agente do Sescoop/RS, Inácio Brust, gerente administrativo, Cristina Lasch dos Santos, supervisora do departamento de Recursos Humanos, Tiago Moroni de Souza, coordenador do programa pela Cooperconcórdia, equipe de professores do curso, e Vivian Tatiani Fries, representante da Coprel/Amisa, que formou duas alunas junto com a turma da Cotripal.

As formandas Patrícia Zillmer Wommer, Betina Dörr Rossi e Emanueli Santos Schmidt aproveitaram o momento para agradecer à Cotripal e todas as pessoas que se envolvem com o programa como também para se despedir dos colegas e professores. “Vivemos um ano de atividades em uma empresa de grande importância na nossa região. Com isso, tenho certeza que saímos daqui preparados para encarar o mercado de trabalho.”

Também fez parte da programação palestra com o coach Alexandre Fortes, que falou sobre a importância de os jovens se prepararem para o futuro, de não ter medo de enfrentar os desafios e de colocarem uma meta na vida. “Temos que fazer com que os jovens entendam os desafios da sociedade hoje, isto porque o mercado em que serão inseridos é muito dinâmico, e requer deles uma formação muito maior. Eles têm que ter conhecimento sobre mais coisas, de mais áreas, já que durante as suas carreiras irão passar por muitas experiências profissionais”, comentou.

Em sua fala, Cristina se emocionou ao dizer: “Esta foi uma formatura muito especial para nós da Cotripal, pois o Programa Aprendiz Cooperativo completou 10 anos de existência. Fazendo uma retrospectiva, dá uma satisfação saber que participamos do início da carreira profissional de 757 jovens. E a alegria fica completa quando os vemos contratados, seja na Cotripal ou em outras empresas, pois sabemos que a semente do trabalho foi semeada dentro do programa. Pensando nisso, aproveitamos este marco importante para homenagear alguns daqueles que estão fazendo história e carreira dentro da Cooperativa”.

A homenagem, de que Cristina falou, foi realizada logo após a cerimônia de formatura e destacou um aprendiz de cada ano que já passou pela Cotripal, que posteriormente foi contratado e permanece na Cooperativa até hoje. “Para mim, o programa foi muito bom, pois foi meu primeiro contato com o mundo profissional. E já saí do aprendiz contratada – sonho de todo mundo que participa. O que levo para a vida, tanto do programa, como do meu tempo de contratada, é que sempre estamos em constante aprendizado”, comove-se Jenifer Tasso, aprendiz da turma de 2013 e auxiliar administrativa do departamento de Comunicação e Marketing.

Marjana Waechter Rutz, zootecnista, que se formou na primeira turma do programa e atua na Fábrica de Rações da Cotripal, relatou sua experiência como forma de motivar outros jovens. “A participação no aprendiz foi meu primeiro emprego. Quando comecei não tinha nenhuma noção do que era trabalhar, ter compromisso com horário, com finanças... Pude aprender isso e muito mais na condição de aprendiz, onde a cobrança é séria, mas há espaço para erros e crescimento. Na época fiz minha prática na área de contabilidade, telefonia e Lojas Cotripal. Quando me formei, não fui imediatamente contratada, até porque eu queria estudar fora de Panambi. Em minha volta, deixei um currículo na Cooperativa e acabei sendo contratada para a Fábrica de Rações. Eu, como ex-aprendiz, indico a participação dos jovens no programa, pois ele só tem a acrescentar no desenvolvimento da vida profissional, na vivência do dia a dia, em como funciona uma empresa. O recado que eu deixo para os jovens é: aproveitem essa oportunidade, mesmo que seu sonho seja outro, é uma porta que fica aberta, é um excelente começo, é um momento certo para aprender e começar a construção do futuro profissional.”

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000